Uma dificuldade de aprendizagem é um distúrbio que interfere no ritmo com que o aluno aprende. Esses distúrbios podem ocorrer por diversos motivos, como métodos de ensino, ambiente escolar e problemas pessoais e familiares.
- Dislexia: Os alunos que apresentam uma dificuldade de leitura, uma vez que elabora trocas ou omissões de letras, inversão de sílabas, leitura lenta, etc.
- Disgrafia: Os alunos que apresentam dificuldade na escrita. Isso engloba especialmente, erros de ortografia, inversão, trocar, omitir e acrescentar letras. E geralmente está relacionada à dislexia que como resultado obtém dificuldade na escrita.
- Discalculia: Os alunos que apresentam essa dificuldade são afetados especialmente, em relação à matemática, ou seja, é o bloqueio para números e cálculos, não reconhecem e não sabem usar os sinais das quatro operações, e nem enunciados de problemas, etc.
- Dislalia: Os alunos que apresentam dificuldades na emissão da fala. Eles podem apresentar modificação da criação natural dos órgãos fonadores, ou seja, com sons errados e trocas de fonemas dificultando a pronúncia das palavras.
- Disortografia: Os alunos que apresentam dificuldade na linguagem escrita que também pode apresentar como decorrência da dislexia. Pode compreender desmotivação para escrever até a dificuldade em coordenar orações.
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Os alunos que apresentam essa dificuldade apresentam sinais evidentes de baixa concentração, desatenção, inquietude e impulsividade. Foi certificado que uma das causas do TDAH é de ordem genética e neurológica sendo declarado como um transtorno legitimo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Referências
SANTOS, L.C. dos.; MARTURANO, E.M. Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento. Psicol. Reflex. Crit. vol.12 n.2 Porto Alegre 1999.