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Sobre Nós

Quem sou

Olá, Sou Flávia, Pedagoga, Neuropsicopedagoga Clínica e Especialista em Educação Especial com ênfase na deficiência Intelectual, atuo com Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica aliada a Terapia ABA para pessoas com Autismo e Deficiência Intelectual. Eu sinto uma profunda gratidão, por poder oferecer meus dons, talentos e habilidades, através da minha formação, para contribuir melhorando a vida de outras pessoas.

O Que É Neuropsicopedagogia

A Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que se responsabiliza pelo estudo e cuidado com a aprendizagem. Ela se ocupa em tratar e solucionar dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e comunicação. É uma forma, ainda, de se dedicar a entender melhor as limitações e bloqueios de cada pessoa, buscando trabalhar neles e estimular o desenvolvimento do indivíduo.

O que é ABA?

ABA é uma sigla que em inglês significa Applied Behavior Analysis e se traduzirmos para o português temos Análise do Comportamento Aplicada, que é uma a ciência que estuda o comportamento humano. Essencialmente, é uma abordagem baseada na ciência que se concentra em modificar o comportamento indesejável (deve ser observável, como fumar ou bater) em um grau significativo para melhorar a experiência de vida de uma pessoa ou família. ABA utiliza várias técnicas para diminuir os comportamentos negativos, aumentar os positivos e ajudar os alunos/pacientes a adquirirem novas habilidades. Em 1913 John Watson trouxe a premissa de que todo comportamento é controlado por eventos do ambiente. Em seguida veio B. F. Skinner e clarificou dizendo que o comportamento controla a futura ocorrência do comportamento. Skinner é considerado o pai da Análise do Comportamento Aplicada.

Porque a terapia ABA é melhor?

A ABA é uma ciência aplicada a qual possui princípios e estratégias. Ficou amplamente conhecida quando em 1987 Dr. Ivar Lovaas publicou um estudo com um grupo de 59 crianças autistas, examinando a melhor maneiras das mesmas aprenderem. E ele descobriu que o grupo de 19 crianças que receberam 40 horas por semana de atendimento um para um de Terapia ABA tiveram melhores avanços. Desse grupo aproximadamente 47% se tornaram indistinguíveis de seus pares da mesma idade numa sala de 1 ano. Esse estudo foi o primeiro que deu esperanças as famílias de crianças autistas sobre o desenvolvimento das mesmas. Em seguida muitos outros estudos foram feitos, chancelando a intervenção ABA a melhor opção para crianças autistas, e também com outras dificuldades e atrasos no desenvolvimento tais como: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), Síndrome de Down, e demais atrasos e dificuldades.