Os distúrbios do neurodesenvolvimento (DNs) são tipos de distúrbios psicológicos que influenciam o funcionamento do cérebro e alteram o desenvolvimento neurológico, causando dificuldades no funcionamento social, cognitivo e emocional.
Os DEs mais comuns são o transtorno do espectro do autismo (TEA) e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) . Muitos DEs não são tão conhecidos ou amplamente estudados.
Os DN geralmente começam durante os estágios de desenvolvimento, o que os torna mais presentes em bebês, crianças e adolescentes, mas continuam a persistir na idade adulta ou podem não ser diagnosticados até a idade adulta . Há casos em que uma criança supera os sintomas associados a um DN.
Existem muitos tipos diferentes de NDs, abaixo estão alguns dos mais prevalentes: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), Transtorno do espectro do autismo (TEA), Paralisia cerebral, Distúrbios de comunicação, Distúrbios de conduta, Dificuldades intelectuais, Distúrbios de aprendizagem, Distúrbios motores do neurodesenvolvimento, Esquizofrenia.
Os DNs são mais prevalentes em homens do que em mulheres. Essa diferença de gênero pode ser devido a fatores genéticos, biológicos e de risco. Embora os DNs, como o TEA, estejam mais presentes no sexo masculino, os pesquisadores determinaram que não há muita diferença entre os sexos nos sintomas.
Embora mais participantes do sexo masculino tenham sido diagnosticados com DN, um número maior de meninas com DN apresentou transtornos comórbidos adicionais. Este estudo tem suas limitações: uma grande delas é que a única medida de avaliação foram as entrevistas com os pais, que consistiam em apenas uma entrevista.
Os sintomas dos NDs dependem do ND, mas as descrições gerais geralmente consistem em deficiências com o seguinte; memória, linguagem, comportamento, habilidades motoras, aprendendo, fala, habilidades sociais, emoções.
Essas deficiências devem afetar as habilidades sociais e limitar o funcionamento dentro da sociedade.
A causa concreta dos NDs ainda não está clara. Existem várias razões possíveis para o aparecimento de DNs. A partir da pesquisa que existe sobre a causa dos NDs, é predominante que tanto a biologia quanto o meio ambiente desempenham um papel. Predisposições como genética e hormônios podem ser desencadeadas por fatores de risco como estresse , doença ou trauma.
Não há muitas opções de tratamento para pessoas com DNs, mas pesquisas determinaram algumas intervenções eficazes. Embora não haja cura para os DE, existem métodos que auxiliam no manejo e no enfrentamento dos sintomas.
FIGUEIREDO, M.O.; MATSUKURA,T.S.; EMMEL, M. L.G. Práticas de identificação e estratégias de ensino para alunos com dificuldades de aprendizagem. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 10, p. 116-130, 2013.